10/08/2020 às 20h50min - Atualizada em 10/08/2020 às 20h50min

Martin Birch produtor do Iron Maiden, Sabbath morre aos 71 anos

Birch se aposentou da produção em 1992, mantinha uma vida reclusa no interior da Inglaterra

Adoro Roquenrol
Birch trabalhou em discos do Fleetwood Mac, Jeff Beck, Deep Purple, Jon Lord, Faces, Wishbone Ash e outros. Foto>>Reprodução Web
O vocalista David Coverdale, do Whitesnake, publicou nas redes sociais que o produtor Martin Birch morreu aos 71 anos. Birch é conhecido por trabalhar na gravação de diversos álbuns de bandas como Iron Maiden, Deep Purple, Rainbow e Black Sabbath, além do próprio Whitesnake e outros mais.

"É com o coração muito pesado que acabo de confirmar que meu querido amigo e produtor Martin Birch nos deixou. Martin foi uma grande parte da minha vida, me ajudando desde a primeira vez que nos conhecemos até o álbum 'Slide It In' (1984). Minhas orações a seus familiares, amigos e fãs", disse Coverdale na publicação. Até o momento, ele foi o único nome consagrado a confirmar a informação.

​Nascido em 27 de dezembro de 1948, Martin Birch começou sua carreira como engenheiro de som, trabalhando em discos do Fleetwood Mac, Jeff Beck, Deep Purple, Jon Lord, Faces, Wishbone Ash e outros.

Com o tempo, envolveu-se com a produção, exercendo essa função (seja sozinho ou co-produzindo) em álbuns do Iron Maiden, Rainbow, Whitesnake, Black Sabbath, Blue Öyster Cult, além do Purple.

A parceria com o Iron Maiden é uma das mais notáveis, pois ele produziu todos os álbuns lançados pela banda entre 1981 e 1992. De "Killers" a "Fear of the Dark", a função é assinada por Martin Birch, que também assumiu a engenharia de som em todos os trabalhos nesse período e a mixagem de quase todos.

Ele aparece, inclusive, no videoclipe da música "Holy Smoke", do disco "No Prayer for the Dying" (1990).Vale destacar que Martin Birch seria até mesmo o produtor do primeiro álbum do Iron Maiden, autointitulado, de 1980. "'Killers' é um de meus favoritos, tem o som que deveria ter saído no primeiro álbum. Steve Harris (baixista) queria Martin Birch, que produziu o 'Killers', já desde o primeiro disco, mas a banda ficou com medo de falar com ele pois achava que ele não se interessaria", revelou o vocalista Bruce Dickinson, em entrevista ao Irish Times, em 2017.

O trabalho com David Coverdale também chama atenção na carreira de Martin Birch, pois teve início ainda em "Burn" (1974), do Deep Purple, como engenheiro de som, esticando-se para "Stormbringer" (1974) e "Come Taste The Band" (1975), na co-produção e seguindo como produtor de todos os álbuns do Whitesnake entre 1978 e 1984.

Birch se aposentou da produção em 1992, justamente após gravar "Fear of the Dark", do Maiden. Desde então, tinha uma vida reclusa no interior da Inglaterra.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

45.1%
24.2%
30.8%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...