08/10/2020 às 13h01min - Atualizada em 08/10/2020 às 13h01min

Evitar bebida alcoólica ajuda a prevenir câncer de mama

Campanha dste ano chama a atenção para a adoção de estilo de vida mais saudável

- Vera Caser
Vera Caser Comunicação
Guilherme Rebello é radio-oncologista do IRV. Foto: Julia Terayama

 

Uma mudança no estilo de vida, com atividade física frequente e alimentação equilibrada, ajuda a prevenir uma série de doenças, entre elas o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa deste ano, lançada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), visa a chamar a atenção das mulheres para evitarem hábitos como sedentarismo, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas. O tema é “Quanto antes melhor”.
 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 29% dos casos de tumor no Brasil são de mama. Destes, 30% poderiam ser evitados com mudanças de hábitos no dia a dia, como consumir alimentos mais saudáveis e menos industrializados.
 

“De maneira geral para todos os cânceres, uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, associada à atividade física regular, pode ajudar na prevenção”, explica o radio-oncologista Guilherme Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV). 
 

A prevenção do câncer de mama não é feita apenas com mudanças na rotina. É preciso ir ao médico periodicamente e realizar os exames anuais, como a mamografia. Guilherme Rebello explica que muitas vezes a doença não dá sinais aparentes, por isso a importância de não se descuidar e investigar a menor suspeita.


“Geralmente, a paciente se apresenta assintomática. Entretanto, pode-se evidenciar distorção da mama, vermelhidão local, nódulo palpável em mama e/ou axila, até pele em casca de laranja. Após detecção por exames de imagem, a confirmação do tumor se dá através de uma biópsia”, afirma o médico.
 

De acordo com Guilherme Rebello, a partir dos 40 anos, é indicado a realização de exame de imagem anual. “Mas caso a paciente tenha histórico de tumor de mama em familiar de primeiro grau, alguma mutação genética sabida ou até história prévia de irradiação torácica, é recomendado iniciar o rastreio mais precocemente”, pontua.

E

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

45.1%
24.2%
30.8%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...