03/02/2021 às 14h24min - Atualizada em 03/02/2021 às 14h24min

Os avós têm direito legal de visitar os netos?

O convívio proporciona aos filhos uma sensação de segurança

- Flávia Oleare é advogada cível especialista em Direito de Família
Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (www.oleareetorezani.com.br), contato: flavia@oleareetorezani.com.br
Caso tenha algum amigo vivenciando tal situação, não deixe de mandar para ele, ok? Os filhos dele agradecem! Foto. Desenho Ilustrativo Web
Os avós têm direito legal de visitar os netos?
 
Sim, os avós têm direito legal de visitar os netos e este direito está previsto no Código Civil.

Em caso de discórdia entre os pais da criança, os avós podem inclusive entrar diretamente com uma ação judicial pleiteando o exercício de seu direito de visitas.

De todo modo, é muito importante que os pais reflitam e vejam que quando impedem a convivência das crianças com os avós, obviamente estão prejudicando os avós, mas estão prejudicando principalmente os filhos!

A convivência dos filhos com os avós e com toda a família estendida é algo muito saudável e faz parte da formação educacional, emocional e de caráter das crianças.

Inclusive, proporciona aos filhos uma sensação de segurança, pois sentem que mesmo após a separação dos pais, eles continuam mantendo todos os laços familiares.

Na maioria dos casos em que os pais não vivem juntos, há situações emocionais complexas a serem superadas, dores de ambas as partes, mas a criança ou adolescente também sofre as consequências de toda a situação sem ser parte ativa, ou seja, não foi ele/a que decidiu nem casar, nem separar, nem ter o filho, nem nada...

Portanto, adultos, é necessário que tenham muita maturidade para que o filho seja poupado e sofra minimamente as consequências de suas decisões.
Não pode ele, além de passar a ter que conviver com pais separados, ser privado da convivência familiar.

Por fim, recomendo que qualquer obstáculo causado pelos genitores seja levado ao conhecimento de um advogado de sua confiança para que verifique se há medidas judiciais a serem tomadas.

Caso tenha algum amigo vivenciando tal situação, não deixe de mandar para ele, ok? Os filhos dele agradecem!
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

45.4%
24.3%
30.3%