O Espírito Santo terminou em quarto. Na foto, close do jogador Buru. Foto: Divulgação
Aconteceu em 2009. O cenário estava pronto. O Espírito Santo incomodava-se com longo jejum. Seu último título acontecera em 2001, em Sergipe.
A federação trouxe o goleiro Robertinho e o atacante Jorginho, da seleção brasileira. Com várias parcerias, também o Campeonato Brasileiro de Seleções de Futebol de Areia para Jacaraípe.
A arena, imponente, abrigava 2.500 pessoas. A Sportv, da Rede Globo, transmitiu os principais jogos.
Os treinos da seleção capixaba foram na Praia da Costa. Éramos favoritos. Mas, um dia antes da estreia, o coordenador, Elias Santos Sarcinelli, com mais dois atletas, foi a banco que ficava a 100 metros do hotel, na orla da praia de Jacaraípe, onde se hospedava a delegação da seleção.
Especula-se que foram sacados seis mil reais visando a antecipar algum dindim para os atletas. Mas, na calçada, dois motoqueiros interceptaram o professor Elias e os dois atletas e, com trinta e oito reluzente no sol das 16 horas, levaram os maços apertadinhos com as borrachas.
Nós assessorávamos a federação. E, após conversa com o presidente da entidade, o ex-goleiro Paulo Sérgio, ficou acordado de não divulgar o acontecido para não perturbar o ambiente da seleção e nem, digamos, de certa forma, macular o evento que tinha patrocínio da Prefeitura da Serra.
Paulo Sérgio, por sinal, pelo que se sabe, conseguiu a grana para pagar a delegação.
A competição tinha parceria também com a TV Gazeta, que era uma das idealizadoras da Meia Maratona Internacional da Serra, que aconteceu no mesmo final de semana. Assessorávamos os dois eventos. Para facilitar o "ao vivo" era bom os protagonistas estarem pertos.
Por isso, os dois quenianos favoritos, no masculino e no feminino, compareceram na arena. Enchi, para eles, a bola da seleção capixaba. Torceram para o Espírito Santo contra a Bahia na semifinal, mas não teve jeito.
Com muitos erros individuais e pouca inspiração, os capixabas perderam.
E acabaram disputando a terceira colocação com o São Paulo, na qual perderam novamente.
O Espírito Santo terminou em quarto. Rio foi campeão. Que final de semana dos diabos! Sobre os quenianos? Venceram, no masculino e no feminino. Sem a menor dificuldade.