23/04/2021 às 06h21min - Atualizada em 23/04/2021 às 06h21min

Precisamos falar sobre Alienação Parental

Muitas vezes, é difícil conseguir provas da ocorrência da alienação

Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (www.oleareetorezani.com.br), contato: flavia@oleareetorezani.com.br
O laudo pericial se baseará em avaliação psicológica ou biopsicossocial, conforme o caso; Foto: Ilustração Web
 
 
Estamos no nosso terceiro artigo da série sobre Alienação Parental.

Já falamos sobre a previsão legal do que pode ser considerado alienação parental e hoje, explicaremos como, na prática, o juiz investiga esta ocorrência.
Na verdade, não se trata de uma prática de fácil verificação.

Muitas vezes, é difícil conseguir provas da ocorrência da alienação.

Para demonstrar, o genitor atingido pode se valer de declarações de testemunhas, e-mails, mensagens de whatsapp e tudo o mais que possa ao menos dar indícios ao juiz de que a alienação está ocorrendo.

De todo modo, recebido o processo com a denúncia de que está ocorrendo alienação parental, o juiz, caso entenda necessário, determinará uma perícia psicológica ou biopsicossocial.

O laudo pericial se baseará em  avaliação psicológica ou biopsicossocial, conforme o caso.

O perito fará  entrevista pessoal com as partes, exame de documentos do processo, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e também examinará a forma como a criança ou adolescente se manifesta acerca de eventual acusação contra genitor.

Esta perícia será realizada por profissional ou equipe multidisciplinar habilitados, sendo exigida a comprovação de histórico profissional ou acadêmico para diagnosticar atos de alienação parental. 

O perito tem o prazo de 90 dias para apresentação do laudo.

Os casos mais comuns de alienação são o  genitor mudar de cidade e não avisar onde está (tenho um caso recente sobre assim), acusação do outro de abuso sexual ou de estupro, acusação de maus tratos e sair de casa com a criança no dia da visita.

Felizmente, estamos em um período da história em que há amplo acesso a informação e as pessoas estão cada vez mais conscientes de seus direitos. Em função disso, cada vez mais casos de alienação parental estão sendo denunciados
.
Vamos verificar no próximo artigo as punições que podem ser impostas para os Alienadores.

Se este é o primeiro post desta série que chegou até você, não deixe de acessar os outros em meu instagram @flavia_oleare.
E envie para algum amigo que possa estar passando por esta situação. Sempre há tempo de reverter!
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

46.4%
23.4%
30.2%