26/10/2021 às 17h07min - Atualizada em 26/10/2021 às 17h07min

Vikings estiveram na América há exatamente mil anos

Os pesquisadores chegaram a uma data definitiva graças a duas fontes improváveis: madeira cortada e uma tempestade solar

Os vikings usaram seus barcos para cruzar o Oceano Atlântico e se estabeleceram no Canadá já em 1021, de acordo com um novo estudo que fornece a primeira data exata dos europeus nas Américas.

O estudo examinou artefatos de madeira de um assentamento viking anteriormente não datado em Newfoundland, que fornece o registro mais antigo conhecido de humanos cruzando o Atlântico para chegar às Américas.

O local, conhecido como L’Anse aux Meadows, está localizado na península do norte de Newfoundland.

Os pesquisadores chegaram a uma data definitiva graças a duas fontes improváveis: madeira cortada e uma tempestade solar que ocorreu há mais de mil anos.

Quando os vikings chegaram a L’Anse aux Meadows, eles derrubaram árvores com lâminas de metal, que não eram produzidas pela população indígena que vivia na área na época. As peças de madeira, deixadas para trás no assentamento, vieram de três árvores diferentes.

Dentro dessas peças havia anéis de árvores – incluindo um marcador claro para o ano 993. No ano anterior, os cientistas sabiam que uma enorme tempestade solar ocorreu, liberando um fluxo de raios cósmicos, ou partículas altamente energéticas, do sol quase à velocidade de luz.

Isso deixou uma assinatura perceptível e distinta nos anéis das árvores no ano de 993.

“O aumento distinto na produção de radiocarbono que ocorreu entre 992 e 993 d.C. foi detectado em arquivos de anéis de árvores de todo o mundo”, disse Michael Dee, principal autor do estudo e professor associado de cronologia de isótopos na Universidade de Groningen, na Holanda.

Todos os três objetos de madeira mostram o mesmo sinal da tempestade solar exatamente 29 anéis de crescimento antes de encontrar a borda da casca.

“Encontrar o sinal dos 29 anéis de crescimento da tempestade solar na casca nos permitiu concluir que a atividade de corte ocorreu no ano 1021 d.C.”, disse Margot Kuitems, co-autora do estudo e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Groningen.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »