14/11/2021 às 21h51min - Atualizada em 14/11/2021 às 21h51min

Morre Mestre Barba Branca, um dos principais nomes da capoeira Angola

Gilberto Reis Ferreira dos Santos Filho tinha 64 anos e faleceu em uma clínica de reabilitação

G1
Gilberto Reis Ferreira dos Santos Filho tinha 64 anos e faleceu durante internamento em uma clínica de reabilitação. Foto: Ilustração.



Morreu em Salvador, aos 64 anos, o Mestre Barba Branca, um dos principais nomes da capoeira na Bahia, ex-presidente e um dos fundadores da Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA) na década de 90.

Gilberto Reis Ferreira dos Santos Filho, conhecido como Mestre Barba Branca, faleceu no sábado 13 durante internamento em uma clínica de reabilitação em Salvador, onde tratava de problemas de saúde decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido em 2019.

Ele também enfrentava uma cirrose hepática e tinha problemas cardiovasculares. Mestre Barba Branca foi sepultado neste domingo (14), no Cemitério Bosque da Paz, às 16h30. Ele deixa esposa, três filhos, além de um grande legado para a capoeira.

Natural de Salvador, ele iniciou na capoeira com o Mestre Traíra e foi aluno do Mestre João Pequeno. Barba Branca ajudou a difundir o jogo na modalidade Angola na Argentina, Uruguai e França, onde o Grupo de Capoeira Angola do Cabula, do qual era fundador e líder, possui uma filial na cidade de Lyon.

Em Salvador, o grupo manteve longa parceria com o Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, ainda sob o comando da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, para ensinar capoeira às crianças e adolescentes da comunidade do bairro de São Gonçalo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

46.4%
23.4%
30.2%