15/07/2022 às 07h12min - Atualizada em 15/07/2022 às 07h12min

Informações nutricionais e benefícios para a saúde

Ciência Viva
Deve-se evitar comer muito do miolo do abacaxi, pois isso pode causar a formação de bolas de fibra no trato digestivo. Foto: Ilustração Web.



O abacaxi é uma fruta tropical rica em vitaminas, enzimas e antioxidantes. Eles podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico, fortificar os ossos e auxiliar digestão. Além disso, apesar de ser doce, os abacaxis tem poucas calorias.

Os abacaxis são membros da família das bromélias e é a única bromélia que produz frutos comestíveis. A fruta é feita de muitas bagas individuais que crescem juntas em torno de um núcleo central. Cada escama de abacaxi é uma flor individual, ou baga.

Os benefícios nutricionais do abacaxi são tão atraentes quanto sua anatomia única. “O abacaxi contém grandes quantidades de vitamina C e manganês”, disse a nutricionista Laura Flores, de San Diego. Essas frutas tropicais também são uma boa maneira de obter importantes fibras alimentares e bromelina (uma enzima).

Além de ter grandes quantidades de manganês, que é um importante antioxidante, o abacaxi também contém grandes quantidades de tiamina, uma vitamina B que está envolvida na produção de energia.

Apesar de toda a sua doçura, uma xícara de pedaços de abacaxi contém apenas 74 calorias, de acordo com o banco de dados nacional de nutrientes do USDA. Abacaxis também são livres de gordura, sem colesterol e com baixo teor de sódio. Não é de surpreender que eles contêm açúcar, com cerca de 14 gramas por xícara.

 

Fatos Nutricionais

Dados nutricionais do abacaxi cru, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA:

Porção : 1 xícara de pedaços (165 g)

Quantidade por porção:

  • Calorias – 74
  • Gordura Total – 0g
  • Colesterol – 0mg
  • Sódio – 2mg
  • Potássio – 206 mg
  • Carboidratos totais – 19,5 g
  • Açúcares – 13,7 g
  • Proteína – 1g
  • Vitamina C – 28mg
  • Cálcio – 21mg

O perfil nutricional do abacaxi enlatado é diferente do abacaxi cru. De acordo com o USDA, o abacaxi enlatado é tipicamente mais calórico e mais rico em açúcar. Também contém menos vitaminas e minerais. Se você optar por abacaxi enlatado, tente comprá-lo sem adição de açúcar ou procure uma variedade que seja enlatada em suco de frutas em vez de calda.

O abacaxi contém uma quantidade significativa de vitamina C, um antioxidante solúvel em água que combate os danos celulares, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University. Isso torna a vitamina C uma útil ferramenta contra doenças cardíacas e dores nas articulações, por exemplo.

Uma xícara de pedaços de abacaxi cru contém 2,6 mg de manganês, um mineral importante para o desenvolvimento de ossos fortes e tecido conjuntivo, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Um estudo de 2020 também sugeriu que o manganês poderia ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2 em mulheres na pós- menopausa.

A variedade de vitaminas e minerais no abacaxi também traz muitos outros benefícios à saúde. Por exemplo, “o abacaxi pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, uma doença que afeta os olhos à medida que as pessoas envelhecem, devido em parte à sua alta quantidade de vitamina C e aos antioxidantes que contém”, disse Flores.

Riscos de Saúde

“Como o abacaxi é um ótimo amaciante de carne, comer demais pode resultar em sensibilidade na boca, incluindo lábios, língua e bochechas”, disse Flores. “Mas, [isso] deve se resolver dentro de algumas horas.” Mas se a sensação persistir, ou se você tiver uma erupção cutânea, urticária ou dificuldades respiratórias, deve procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ter uma alergia ao abacaxi .


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