20/10/2023 às 13h09min - Atualizada em 20/10/2023 às 13h09min

1 bilhão de árvores em todos os biomas do Brasil.

O projeto visa incentivar a preservação e a restauração da natureza

- Nágila Pires
Cogna Educação
Mais informações acesse a página do Mutirão das Árvores no Instagram mutiraodasarvores. Foto: Ilustrativa - Assessoria.

 A Fundação Pitágoras, braço social da Cogna Educação, realiza projetos de impacto social voltados para a Educação. Em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, faz o lançamento nacional do Movimento Mutirão das Árvores, foi lançado na última quinta-feira, 19)  no Palácio Anchieta, Salão São Tiago, em Vitória, no Espírito Santo.

O projeto visa incentivar a preservação e a restauração da natureza com a mobilização do 1º, 2º e 3º setores da sociedade por meio do plantio de 1 bilhão de árvores em todos os biomas do Brasil.

 As ações de plantio têm o propósito de serem realizadas em todos os municípios brasileiros, em que as crianças e jovens das escolas públicas e privadas serão as protagonistas no plantar certo, no cuidar, monitorar e catalogar cada árvore.

O chamado é para toda a sociedade: pode e deve participar cidadãos, voluntários, grupos de amigos, empresas etc. Segundo Helena Neiva, presidente da Fundação Pitágoras o Mutirão das Árvores abrangerá 265.679 escolas, 35,3 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores, sendo realizado em áreas determinadas pelas prefeituras – seja em escolas, quintais de casas, praças, parques, ruas e até em grandes terrenos de restauração ambiental.

Para orientar as atividades e o plantio certo de cada árvore no Bioma certo, o Mutirão elabora e disponibiliza cartilhas e manuais para auxiliar no processo de coleta de sementes (Muvuca); formação de mudas, identificação de viveiros públicos e privados, até o plantio.

 
O Mutirão das Árvores surgiu e foi construído pela Fundação Pitágoras durante sua participação no Instituto Fórum do Futuro, grupo independente voltado para o debate de questões da sociedade a partir do desenvolvimento sustentável, liderado pelo mestre e ex-ministro Alysson Paolinelli (1936-2023), indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2022. O projeto está sendo expandido para outras regiões do país com o intuito de impactar e mobilizar todas as pessoas de todas as gerações a fazerem parte desse grande mutirão das árvores.

 
Para Helena Neiva é urgente e prioritária a discussão sobre mudanças climáticas ao redor do mundo, sendo um desafio grande para empresas e instituições. “Acreditamos que todas as iniciativas são válidas, mas que a sociedade deve buscar ideias simples que geram grandes transformações, como é o caso do Mutirão. A árvore é a melhor ‘tecnologia’ e o instrumento natural mais efetivo para capturar carbono e fixá-lo no solo. Nosso projeto está centrado na conscientização ambiental e na execução realizada pelos próprios estudantes, de diferentes faixas etárias, e por todo o Brasil", conclui.

 O Mutirão das Árvores usará o Arborímetro, uma ferramenta do Google Maps, que ajudará no monitoramento do plantio e na contabilização de mudas plantadas. Cada pessoa que plantar uma árvore poderá acessar um link para cadastrá-la, indicando o local de plantio, quantidade, espécie e, até mesmo, fotos do processo. 



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »