28/11/2023 às 11h09min - Atualizada em 28/11/2023 às 11h09min

​Fotografia capixaba vence etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jornalista Julio Huber levou o prêmio na categoria Fotojornalismo com reportagem sobre agricultura regenerativa

- Érica Souza
P6 Comunicação
Produtor Luiz Cláudio, de Muqui (ES).Foto: Júlio Huber


A Revista Negócio Rural, publicação capixaba com base na região das montanhas, foi a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo – categoria Fotojornalismo, com a reportagem “Agricultura regenerativa: uma nova era da cafeicultura brasileira”.

O jornalista Julio Huber desbancou outros 178 trabalhos inscritos e recebeu o troféu durante cerimônia na última sexta, 24 em Brasília.
 
A premiação deste ano chegou à sua 10ª edição, com o tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. As reportagens inscritas passaram pelas etapas estaduais, avançando para a etapa regional, que selecionou os 20 finalistas de cada categoria (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) da etapa nacional.
 
Um dos produtores capturados nas fotografias é Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, que sempre teve o desejo de migrar para a produção orgânica. Luiz é cooperado da Cafesul, que também é parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae/ES), e já está no quarto ano de apoio técnico.
 
A reportagem de Julio Huber abordou uma forma mais sustentável de cultivar o café, que tem se desenvolvido nos últimos anos. No Espírito Santo, inclusive, os produtores que desejam se especializar na produção orgânica recebem apoio técnico gratuito do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES).
 
A fotografia vencedora do prêmio transmite o cuidado com o meio ambiente, a satisfação de um sonho realizado e um café conilon de qualidade. “Escrever sobre empreendedorismo, cooperativismo e sustentabilidade, que foram os assuntos principais da reportagem, é um prazer para mim. Nas fotos que ilustram o texto eu quis retratar esses temas de uma forma em que o leitor pudesse ver como é feita a produção desses cafés cada vez mais sustentáveis e especiais”, destacou o premiado.
 
Julio contou com a parceria do jornalista Bruno Faustino, que também é editor do veículo de comunicação.

“Eu e Bruno já percorremos diversas regiões do estado e do país, e posso dizer que somos testemunhas de como os produtores agrícolas têm se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade. A produção agroecológica e orgânica é uma tendência mundial”.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »