10/12/2023 às 10h16min - Atualizada em 10/12/2023 às 10h16min

Andréa Espíndula retrata amor pelo ES em exposição de arte naïf

Artista plástica e escritora abre a sua primeira mostra individual, “poESia”, no dia 12 de dezembro

- José Roberto Santos Neves
Agência JRSN
Quadro inspirado em Colatina. Foto: Divulgação - Assessoria JRSN.
 

 
 A paixão pelo Espírito Santo inspira a primeira exposição de arte naïf da escritora e artista plástica Andréa Espíndula. Intitulada “poESia”, a mostra terá abertura para convidados no dia 12 de dezembro, às 19h, na Casa da Memória de Vila Velha, localizada no sítio histórico da Prainha. A visitação para o público será de 13 de dezembro a 28 de janeiro de 2024.

Juntamente com a exposição, a artista vai lançar o livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”, reunindo os desenhos e as pinturas da mostra para o público colorir.

Com curadoria de César Lima, as pinturas trazem memórias afetivas da artista que dialogam com a essência cultural do povo espírito-santense, incluindo mais de 30 quadros produzidos com tinta a óleo e acrílica. Entre os municípios homenageados pela artista figuram Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra, entre outros.

 Escritora com 17 livros publicados, Andréa Espíndula é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Arteterapia, Museologia e Literatura infantil.

A artista plástica conta que o processo de produção das obras teve início em 2020, durante a pandemia da Covid-19. “Eu estava afastada dos pincéis havia sete anos, e vi, naquele período de quarentena, a oportunidade de retornar para as tintas. Desde então, comecei a pintar freneticamente e a gostar do resultado. Daí a ideia da exposição”, revela.

Embora tenha formação acadêmica, Andréa optou por explorar os territórios da arte naïf, conceito surgido no século XIX e associado à produção de artistas autodidatas, que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão. “O estilo naïf, aquele inocente, de traços simples, me acolheu. Nunca estudei ou aprendi a pintar naïf. Essa estética da arte veio como um presente muito buscado e esperado”, comenta a artista.

Reminiscências

Andréa Espíndula define a exposição como uma “declaração de amor de uma capixaba apaixonada pelo Espírito Santo”. Em suas pinturas há a ludicidade retratada em belezas naturais, arquitetônicas, folclóricas e gastronômicas de diversas partes do Estado.

As inspirações são muitas e se relacionam diretamente com as reminiscências da artista. Nesse processo de imersão, a primeira imagem que veio à sua mente foi a de uma galinha, numa foto vista nas redes sociais, mostrando o município de Santa Maria de Jetibá, conhecido como o maior produtor de ovos do Brasil.

Para pintar a capital Vitória, ela buscou lembranças da cidade natal onde cresceu e se formou profissionalmente. Vila Velha, terra que escolheu para morar, e Santa Teresa, onde passou a infância, também são retratadas na exposição. “Minha inspiração é o Espírito Santo. As belezas são inspirações para centenas de trabalhos. Sim, são lembranças de viagens, amo conhecer a cultura e a história de cada canto”, afirma.

Antes de chegar a sua primeira exposição individual, nos últimos três anos Andréa Espíndula teve trabalhos selecionados para várias coletivas, entre as quais o Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN), em 2022 e 2023; o Museu Casa de Portinari (Brodowski – SP), o Museu de Arte de Socorro (SP), e as exposições Novos Olhares para Monalisa (CE), Das Lagoas ao Imaginário Popular (AL), Cidades Históricas Patrimônio Bordado (Paraty-RJ), Primavera (SP), PAN TECHNÉ (SP) e Natal Naïf (SP).

Com a mostra “poESia”, que conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Vila Velha, a artista convida o público a poetizar e viajar pelo Espírito Santo. “Essa exposição marca um novo momento em minha carreira de artista plástica. Precisava de uma exposição única na qual o protagonista é o nosso estado”, define.
 

Programe-se:
Exposição “poESia”, de Andréa Espíndula
Individual de arte naïf
Curadoria: César Lima
Abertura: 12 de dezembro
Horário: 19h
Local: Casa da Memória de Vila Velha - Av. Luciano das Neves, 17, Prainha, Vila Velha - ES, 29.100-201
Entrada: gratuita
Em cartaz até 28 de janeiro de 2024
Apoio cultural: Prefeitura Municipal de Vila Velha
 
Lançamento do livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”Autora:
Andréa Espíndula
Desenhos e pinturas da mostra “poesia” para colorir
Editora: Casaca
Número de páginas: 32
Preço do exemplar: R$ 40,00
 

Autora escreve para crianças e adolescentes

Professora de arte desde 1996, Andréa Espíndula desenvolve uma bem-sucedida carreira literária voltada para o público infantojuvenil. A escritora começou a escrever em 2013, influenciada pelo nascimento do filho.

Em 2018, lançou seu primeiro livro, “Colorindo meu Espírito Santo”, que aborda a história do Estado em 15 desenhos para colorir. Desde então, não parou mais, e hoje possui 17 títulos nesse segmento, incluindo “Capixabinha” e “As aventuras do Capixabinha pela Região Metropolitana (2020), que têm como protagonista o personagem Capixabinha, criado pela autora com o objetivo de estimular a curiosidade das crianças sobre as belezas do Espírito Santo.

Também fazem parte de sua bibliografia os livros “10 Lendas Capixabas que nunca te contaram” (2019), “Inaiê, uma Canelinha Verde” (2023) e “Meu irmão diferentão” (2023). Para 2024, Andréa prepara mais três obras a serem lançadas pela Editora Casaca: “Papai Noel na Região dos Imigrantes Capixabas”, “A prova de História da Tia Gil” e “Maria Vitória na Ilha do Mel”.
 
Siga Andréa Espíndula: 

Instagram: @andrea.arte.naif
@andrea.espindula.escritora
E-mail: andreaespindula@gmail.com
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »