14/05/2024 às 09h36min - Atualizada em 15/05/2024 às 00h00min

Saiba como o Desenrola pode trazer competitividade para micro e pequenas empresas

A intenção do governo com o programa é impulsionar a economia e fortalecer o ambiente de negócios

DAVID FLORIM
Freepik


Por Gianlucca Contiero Murari - advogado

O Governo Federal liberou o programa Desenrola Pequenos Negócios, voltado para o microempresário individual, micro empresas ou pequenas empresas que tenham faturamento de até R$ 4,8 milhões. A intenção do governo com o programa é impulsionar a economia e fortalecer o ambiente de negócios, valorizando os pequenos empreendedores.

Na prática, é uma excelente oportunidade para que as empresas e empresários elegíveis ganhem competitividade no mercado, iniciem momentos de reestruturação e até mesmo investimentos e expansão de suas operações mediante novas oportunidades de créditos e estratégias de mercado.

O programa permitirá a renegociação de dívidas em atraso há mais de 90 (noventa) dias, com oportunidades de descontos, alongamento de prazos e redução das taxas de juros aplicadas. As condições específicas de cada negociação serão estipuladas por cada instituição financeira e devem ser negociadas diretamente com elas.

As instituições financeiras que aderirem ao programa receberão incentivos fiscais do governo, o que pode resultar em benefícios econômicos a longo prazo. Não haverá despesas diretas para o governo em 2024, apenas renúncias fiscais e créditos presumidos nos anos subsequentes. A iniciativa visa estimular a atividade econômica.

Os empreendedores, por fim, terão acesso a novas linhas de crédito, o que pode impulsionar a criação de empregos e aumentar a renda por meio de investimentos em seus negócios.

É muito importante que o empreendedor faça e receba contatos apenas pelos canais oficiais de atendimento e contém com suporte jurídico adequado para que não sejam vítimas de fraudes ou golpes, comuns em situações como essa. O acompanhamento por advogados especialistas é importante, pois mesmo que a instituição não tenha aderido ao programa, ainda assim é possível conseguir um bom acordo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVID ROBERTO FLORIM
david.florim@gmail.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »