04/09/2019 às 12h50min - Atualizada em 04/09/2019 às 12h50min

​Santa Teresa celebra o Patrimônio dos Polacos

-
Comissão Organizadora
Centro do vilarejo de Santo Antônio do Canaã distrito de Santa Teresa, região serrana capixaba
Dia 7 de setembro, o distrito de Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa, vai comemorar a imigração polonesa pela primeira vez. O local é conhecido como Patrimônio dos Polacos, pois foi onde os polobeses se estabeleceram pela primeira vez, em 1873. Depois foram para Vila Valério e Águia Branca, entre outros municípios.

Os polacos, como são conhecidos os descendentes de poloneses, chegaram ao Núcleo de Timbuy, praticapmente junto aos italianos. Só que, primeiro, os italianos se estabeleceram na sede. Já os polacos ficaram abaixo do Vale do Canaã, às margens do Rio 5 de Novembro. Foram mandados para o local pela administração do Núcleo de Timbuy, após uma revolta contra falsas promessas sobre a vida na colônia.

Devido à diferença de idiomas, os poloneses reuniam-se na igreja de Santo Antônio para rezar pela manhã e os italianos à tarde.

Atualmente, as famílias mais conhecidas no primeiro núcleo polaco do Espírito Santo são Piontkovsky, Wutkovsky, Wietchesky, Gujansky, Deptulsky, entre outras. A POLOTALIA/ES – I Encontro Cultural de Santo Antônio do Canaã é, como o nome já diz, um encontro cultural que, além do protagonismo polonês, vai celebrar italianos, negros, alemães, portugueses, holandeses e todos os povos que ajudaram a formar o distrito e o município.

Haverá desfiles com roupas típicas, carros alegóricos, grupo de capoeira. Também foram convidados os grupos de dança polonesa ÀB, de Águia Branca, e dança italiana Gruppo di Ballo Nova Trento, de Aracruz.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »