09/12/2019 às 12h37min - Atualizada em 09/12/2019 às 12h37min

Filosofia, ciência e lutas sociais na comemoração da Semana do Engenheiro e da Engenheira

- Anderson Chagas Neto/CREA/ES
Viviane Mosé Capixaba, psicóloga e psicanalista, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, doutora em filosofia. Professora há mais de 30 anos é docente convidada da Fundação Dom Cabral, onde discute novas lideranças e gestão em re
Os profissionais da área tecnológica de todo o Estado se preparam para as celebrações da Semana do Engenheiro e da Engenheira, que será comemorada de 9 a 13 de dezembro, em Vitória.

O Crea-ES prepara uma extensa programação, que contará com sessão solene na Assembleia Legislativa, encontros de entidades de classe, além de palestras com renomadas personalidades do cenário nacional, como a filósofa Viviane Mosé, a psicóloga e doutora em psicanálise Malvine Zalcberg  e o pesquisador em neurociência e engenharia biomédica, Luiz Fernando da Silva Borges, dentre outras atividades.

As comemorações têm início na segunda-feira 9, com a 4ª Reunião do Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, que acontece no auditório do Crea-ES. Esta edição contará com a palestra “Conversa com Engenheiras – mãe, profissional, mulher: formas flutuantes de realização feminina”, ministrada por Malvine Zalcberg, pesquisadora, psicóloga, psicanalista e doutora em psicanálise. Ela vai debater questões de gênero e de acesso da mulher ao mercado de trabalho, entre outras abordagens. A palestrante também lançará o livro “De menina à mulher” durante a reunião do Fórum.

Na terça-feira 10 será inaugurado, às 19 horas, o Front Desk Crea/Mútua – em comemoração aos 42 anos , espaço de apoio aos profissionais registrados no Conselho, que funcionará no setor de atendimento do Crea-ES. Em seguida, às 19h30, acontece uma Sessão Plenária Solene, no Plenário da instituição.

A Assembleia Legislativa realizará a Sessão Solene alusiva à Semana do Engenheiro e da Engenheira, proposta pelo deputado estadual Dary Pagung (PSB), na quarta-feira 11, às 19 horas, onde serão entregues homenagens através de comendas e placas comemorativas a personalidades ligadas à Engenharia no Estado.

Alusivo ao aniversário de 42 anos da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea-ES - Mútua-ES, comemorado em 7 de dezembro, na quinta-feira (12) será realizado o Encontro de Entidades de Classe, às 18h30, no auditório do Conselho. Às 19h30, acontece a palestra “Hermes Braindeck: Comunicação no Coma e Estado Vegetativo”, ministrada pelo pesquisador em neurociência e engenharia biomédica Luiz Fernando da Silva Borges. Ele é autor de trabalhos científicos com interfaces cérebro-computador para comunicação com pessoas em estado vegetativo e coma.

Encerrando as comemorações da Semana do Engenheiro e da Engenheira, no dia 13, às 19 horas, no auditório do Crea-ES, haverá a palestra "Do raciocínio em linha à sociedade em rede - Desafios do mundo contemporâneo", com a filósofa Viviane Mosé. Ela é doutora em filosofia, psicóloga, psicanalista e especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas.

Palestrantes:

Malvine Zalcberg

Pesquisadora, psicóloga, psicanalista e doutora em Psicanálise. Convencida da importância de transmitir as contribuições da psicanálise ao grande público vem se dedicando a este objetivo, paralelamente ao exercício da prática clínica e de participações em congressos e seminários. Debate questões de gênero e de acesso da mulher ao mercado de trabalho, entre outras abordagens.

Luiz Fernando da Silva Borges

Pesquisador em neurociência e engenharia biomédica com mais de 60 prêmios em feiras de engenharia nacionais e internacionais, é o único brasileiro a receber dois prêmios em Engenharia Biomédica na Intel - International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Autor de trabalhos científicos com interfaces cérebro-computador para comunicação com pessoas em estado vegetativo e coma.

Viviane Mosé

Capixaba, psicóloga e psicanalista, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, doutora em filosofia. Professora há mais de 30 anos é docente convidada da Fundação Dom Cabral, onde discute novas lideranças e gestão em rede. Palestrante renomada, Viviane foi durante seis anos comentarista da Rádio CBN e é autora de mais de dez livros, tendo duas indicações ao Prêmio Jabuti.

Confira a programação completa:

SEMANA DO ENGENHEIRO E DA ENGENHEIRA  

9/12
19h às 21h
Auditório do Crea-ES

MALVINE ZALCBERG - Pesquisadora, psicóloga, psicanalista e doutora em psicanálise. Foi professora adjunta da Universidade do Rio de Janeiro por 26 anos e vem se dedicando à psicanálise voltada ao grande público, paralelamente ao exercício da prática clínica.

Palestra “Conversa com Engenheiras - Mãe, Profissional, mulher: formas flutuantes de realização feminina.”
10/12
19h às 19h30
Crea-ES
INAUGURAÇÃO FRONT DESK CREA-ES/MÚTUA-ES
Setor de atendimento do Crea-ES
19h30 às 21h30

SESSÃO PLENÁRIA SOLENE
Plenário do Crea-ES
11/12
19h às 21h

Plenário da ALES

SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
12/12
18h30 às 19h30
Auditório do Crea-ES

ENCONTRO DE ENTIDADES DE CLASSE – ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DE 42 ANOS DA MÚTUA-ES

19h30 às 21h30

Auditório do Crea-ES

LUIZ FERNANDO DA SILVA BORGES - Pesquisador em neurociência e engenharia biomédica, fundador da Liga Acadêmica de Ciências e Engenharias do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. 
Palestra “Hermes Braindeck: Comunicação no Coma e Estado Vegetativo”
13/12
19h às 21h
Auditório do Crea-ES

VIVIANE MOSÉ - Doutora em filosofia, poetisa, psicóloga, psicanalista e especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas.
Palestra "Do raciocínio em linha à sociedade em rede - Desafios do mundo contemporâneo"
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

43.5%
24.4%
32.1%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...