06/01/2020 às 08h05min - Atualizada em 06/01/2020 às 08h05min

Jornalistas experientes demitidos da Rede Tribuna

- Sindicato dos Jornalistas
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindjornalistas/ES) recebe a notícia de que mais um grupo de experientes profissionais foi demitido pela Nassau Rádio & Televisão (Rede Tribuna), que já atuava no limite com poucos profissionais para produzir um jornal diário. 

Na sexta-feira 3/1/2020, oito profissionais foram demitidos, sendo seis com atuação direta na redação do jornal impresso.

 

Somados às demissões realizadas pela Rede Tribuna em setembro de 2016, dezembro de 2017 e abril de 2019, um total de 50 profissionais foi demitido da redação em 3 anos. 


No período, o Sindjornalistas convocou diversas assembleias com a categoria, bem como adotou medidas legais para resguardar o direito dos profissionais.

 

 

O sindicato diz ue está à disposição para prestar os devidos e necessários esclarecimentos e informações.

 
1)            O sindicato orienta  que o jornalista tem o direito LEGAL de receber toda verba rescisória em parcela única. Que a entidade não homologa e nem concorda com o parcelamento dessas verbas. Ressalta-se que a Rede Tribuna – após forçar alguns profissionais demitidos a aceitarem o parcelamento,  descumpriu o acordo e atrasou o pagamento de parcelas, o que motivou um processo judicial, por meio do Sindijornalistas, ganho pelo profissional demitido;

2)            A empresa deve fornecer cópia de toda documentação rescisória ao jornalista, inclusive extrato analítico que comprove que TODAS as verbas do FGTS foram depositadas pela empresa.

3)            Mesmo diante da reforma trabalhista, os jornalistas sindicalizados continuam recebendo atendimento gratuito. Dos não associados, o Sindijornalistas está cobrando o valor de R$100,00 referente ao custeio das consultorias jurídicas e contábeis necessárias para uma rescisão.

4)            A homologação da rescisão no sindicato é uma garantia para evitar que direitos sejam negados aos profissionais. Formalize à empresa sua solicitação, protocole no RH o texto abaixo.

Eu, (nome completo, CPF e RG), após ter sido comunicado por esta empresa que fui demitido, solicito formalmente que a Nassau Rádio e TV entre em contato com o Sindicato dos Jornalistas para marcar a homologação antecipadamente pelo email sindicato@sindijornalistases.org.br

 

 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Quais são os piores motoristas de Colatina

43.6%
24.4%
32.0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...