22/11/2020 às 08h33min - Atualizada em 22/11/2020 às 08h33min

Cinco razões para evitar um divórcio litigioso

Um processo litigioso de divórcio litigioso pode demorar muitos anos

Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria
- Flávia Oleare é advogada especialista em direito de família
Direito de família é o ramo do Direito Civil que trata das relações familiares. Foto: Ilustração
Quando um casal resolve se separar, o ideal é que tentem entrar em um acordo para resolverem as questões relacionadas à separação.
Vejam, se o próprio casal não decidir tais questões, o Estado, na pessoa do juiz, irá decidir.

Bom, esse já é a primeiro motivo! Para não ficar dando “spoiler”, vamos às razões que eu considero e que sempre explico ao cliente quando me procura pretendendo ajuizar uma ação de divórcio litigioso.

- Um terceiro (o juiz)vai decidir sobre a sua vida e de seus filhos. Decidirá montante de pensão alimentícia para os filhos, com quem as crianças ficarão, se a guarda será unilateral ou compartilhada, quantas vezes o genitor que não detém a guarda poderá visitar as crianças, a divisão do patrimônio, se um dos cônjuges receberá ou não pensão alimentícia, etc;

- Um processo litigioso de divórcio litigioso pode demorar muitos anos. Dependendo da complexidade do litígio, vai ter intervenção de assistente social, psicólogos, etc. É algo sofrido para todos, principalmente para os filhos;

- É caro. O advogado cobrará um valor muito mais alto do que se fosse consensual e conforme o montante do patrimônio,as custas judiciais são bem altas;
- Mesmo que não tenham filhos, não será possível fazer um cartório extrajudicial, que é muito mais barato e rápido;

- O desgaste do processo não compensa. Muitas vezes, vale mais a pena abrir mão de umaou outra coisa, encerrar esta etapa e “tocar” a vida do que ficar preso num processo litigioso, com a vida estagnada por longos anos.

Veja que quem fala isso é uma advogada, que “lucra” com um divórcio litigioso, pois pode cobrar um valor muito superior neste trabalho do que se o divórcio for consensual.

Mas pelos prejuízos emocionais que causa, sinceramente,  sempre incentivo meus clientes à conciliação. Na maior parte das vezes, tem dado certo e é algo sobre o qual me orgulho, pois com isso, sei que consegui realizar o meu propósito que é resolver problemas familiares deixando o mínimo de sequelas para aquele núcleo familiar.

 
 
Link
Comentários »