30/08/2022 às 15h31min - Atualizada em 30/08/2022 às 15h31min

Plantas sob estresse podem produzir a sua própria aspirina

Descoberta pode proteger plantas das mudanças climáticas

Ciência Todo Dia
É como se as plantas usassem um analgésico para dores, assim como nós. Foto Ilustrativa.

As plantas têm capacidade de se proteger de insetos, da seca e do calor produzindo ácido salicílico, também conhecido como aspirina. É o que revela um artigo acadêmico publicado pelo site americano de divulgações científicas ScienceDaily.



O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia (UC Riverside) e publicado recentemente na revista Science Advances.

A descoberta pode ajudar as plantas a sobreviverem ao estresse provocado pelas mudanças climáticas.

A equipe de pesquisa descobriu que o calor, o sol ininterrupto ou a seca fazem com que o aparelho de produção de açúcar nas células das plantas gere uma molécula de alarme inicial conhecida como MEcPP.

No futuro, os pesquisadores querem estudar mais sobre o MEcPP, que também é produzido em organismos como bactérias e parasitas da malária. O acúmulo de MEcPP nas plantas desencadeia a produção de ácido salicílico, que, por sua vez, inicia uma cadeia de ações protetoras nas células.

O ácido protege os cloroplastos das plantas, que são o local da fotossíntese, um processo de uso da luz para converter água e dióxido de carbono em açúcares para energia.

“Como o ácido salicílico ajuda as plantas a suportar o estresse provocado pelas mudanças climáticas, ser capaz de aumentar a capacidade das plantas de produzi-lo representa um passo à frente no desafio dos impactos das mudanças climáticas na vida cotidiana”, disse Katayoon Dehesh, autor sênior do artigo e professor renomado de bioquímica molecular.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »