29/08/2019 às 16h08min - Atualizada em 29/08/2019 às 16h08min

Prefeito português estreita laços de amizade entre cidades-irmãs de Belmonte e Colatina

- Nilo Tardin / Laili Campostrini Tardin
Fotos > Nilo Tardin. Os prefeitos Antônio Rocha e Sérgio Meneguelli exibem a Comenda Internacional do Mérito de Pedro Álvares Cabral
Apertar os laços de amizade entre Colatina e Belmonte, em Portugal estimulou ontem o  prefeito Antônio Pinto Dias Rocha a cruzar o Atlântico, a fim de retribuir à visita que prefeito Sérgio Meneguelli fez a cidade portuguesa a 300 km de Lisboa.

Mas não é só isso, diz  o prefeito português ao revelar que pretende estreitar a cooperação entre as ‘cidades irmãs’ conforme pacto selado entre eles em novembro de 2018  em Portugal.

O socialista Antônio Rocha, 67  que é médico cumpre seu segundo mandato na cidade considerada a mais brasileira de Portugal, uma vez que foi lá onde nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

“É um honra e privilégio como belmontense de abraçar e germinar nossa terra com Colatina. Viemos retribuir o gesto de irmandade e harmonia, mas também em termos sociais, culturais, econômicos e educacionais”, disse.

Antônio Rocha o seu chefe de gabinete João Morgado foram recebidos por Serginho na manhã desta quinta-feira, 29. A recepção aconteceu no gabinete da prefeitura centro de Colatina, cidade de 123 mil moradores do noroeste do Espírito Santo.

Também esteve presente o  procurador Júnior Zaché que participou da comitiva colatinense em Belmonte. Kátia Caliari representou o deputado federal Da Vitória.

Serginho lembrou que foi condecorado com Comenda do Mérito de Pedro Álvares Cabral. Desta vez ganhou de presente dos aliados portugueses uma miniatura do astrolábio – antigo aparelho naval de medir a posição dos astros.

A carta de intenção das cidades-irmãs foi assinada em Belmonte e agora Sérgio Meneguelli destaca que a visita e rodadas de negociações consolidará o protocolo.  

Devacir Zaché Júnior revela que Colatina é a única cidade fora da rota do descobrimento a irmanar com Belmonte em Portugal.

Nesta quinta-feira Antônio Rocha irá conhecer o pólo industrial, amanhã o Shopping Moda Brasil e a Bertolini que completa 50 anos. Sábado, encontro com Assedic e visita o Campus do Unesc.

“A proposta é criar iniciativas visando fortalecer novos negócios e livre comércio”, resumiu Serginho.

Onde fica

Belmonte possui 7 mil habitantes. Fica perto da fronteira da Espanha, na região da Serra da Estrela. A cidade é muito antiga, remota a idade média e muitas construções feitas de pedra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »