18/10/2022 às 14h42min - Atualizada em 18/10/2022 às 14h42min

Aos 93 anos, morre Cacau Monjardim, embaixador da moqueca capixaba

Cacau é autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada"

Imprensa Capixaba
O Dia da Moqueca é celebrado no data do aniversário do escritor e jornalista. Foto: Álbum de Família

O escritor e jornalista capixaba José Carlos Monjardim Cavalcanti morreu nesta terça-feira (18) aos 93 anos. Mais conhecido como Cacau Monjardim, ele exerceu um papel importante na cultura capixaba. 

A morte foi divulgada pela família nas redes sociais. Os familiares disseram que a causa do falecimento foi uma parada cardíaca.

O esposo de uma das netas de Cacau, Lorenzo Fontana, disse ao jornal online que ele passou mal durante a manhã e foi levado para um hospital particular, em Vitória.

Cacau nasceu no bairro Fradinhos, em Vitória, em 30 de setembro de 1929. Bacharel em Direito, administrador de empresas e jornalista, ele chegou a presidir a Empresa Capixaba de Turismo e a Empreendimentos Minas Gerais-Espírito Santo. 

Ele também foi secretário de Estado da Comunicação Social, subsecretário de Estado do Turismo, subchefe da Casa Civil, diretor do Banestes e secretário Municipal de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura de Vitória.

Cacau ainda foi membro do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho de Administração da Fundação Cultural do Espírito Santo. Ele também foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Artes e Letras de Cascais (Portugal). 

Cacau Monjardim ficou conhecido principalmente pela relação com o turismo e com a cultura capixaba. O Dia da Moqueca, por exemplo, surgiu a partir do aniversário de Monjardim.

Foi ele quem criou a tradicional frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada", que se tornou o slogan do prato. O jornalista, há mais de 40 anos, era conhecido por ser um grande defensor e estudioso da cultura do Estado. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »