04/11/2023 às 17h41min - Atualizada em 04/11/2023 às 17h41min

Ruínas do Iate Clube provoca revolta em Colatina

- José Luiz Pizzol
Duas das sua estrutura composta por oito conchas estão destruídas. Foto: Ilustração Facebook.


Dói no coração ver o estado em que se encontra o Iate Clube de Colatina. Considerado o principal marco da arquitetura moderna local, foi projetado pelo arquiteto Marcelo Vivacqua, com estilo semelhante às obras feitas por Oscar Niemeyer em Brasília. Iniciado em 1959, concluído em 1960 e e inaugurado oficialmente em1964.

logo se transformou num dos pontos referenciais da cidade, com sua estrutura composta por oito conchas, feita em concreto e sem vigas ou colunas. Em 12 de outubro de 2010 uma das conchas foi demolida.

Vontade de recuperá-lo não faltou, mas entre os responsáveis pelo estrago estavam juízes e gente poderosa, que venceram todos os trâmites na justiça (?), impedindo sua restauração.

Um de seus maiores atrativos era o grande painel do artista Rafael Samú, denominado "Pescadores". Por quatro décadas sediou eventos importantes, desde bailes inesquecíveis até formaturas, conferências, apresentações musicais e desfile de modas, entre outros.

Por sua importância arquitetônica, sócio-cultural e afetiva para os colatinenses, seria medida urgente a ser tomada pela municipalidade retomar as negociações para seu reerguimento, nem que seja necessário contratar uma das melhores bancadas advocatíciass do país.  
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »