Busto do expedicionário Abílio dos Santos está a margem da pista com risco de ser atingido pelos carros.Foto: Nilo Tardin
O busto fundido em bronze do herói colatinense da 2ª Guerra Mundial, Expedicionário Abílio dos Santos foi parar no meio da rua.
O monumento foi removido do canteiro central da Avenida Ângelo Giuberti, e deixada de lado, a margem da pista devido a obra do terminal rodoviário na Praça do Sol Poente.
O risco de veículos é grande porte ou mesmo carros de passeio esbarrar ou bater no pedestal do busto é grande, também ficou exposto a ação de arruaceiros.
A relevância do personagem que lutou na Itália contra o fascismo parece que foi posta de lado como uma imagem opaca de um passado sombrio.
- É um absurdo. Chega doer o que fizeram com aquela área da Praça do Sol Poente. Considero um retrocesso transformar a praça em ponto de ônibus, desabafou o presidente da Associação de Moradores do Centro de Colatina (Amorcentro) Ponciano José Fidelis.
Uma sobrinha do herói colatinense que também dá nome a uma das principais ruas de Colatina ficou de olhar a situação para depois de pronunciar sobre o assunto.
Em nota,a Prefeitura Municipal de Colatina esclarece que o busto do herói Expedicionário Abílio dos Santos será fixado no local onde no momento está, pois ali será a nova rotatória que irá conduzir principalmente os ônibus do transporte coletivo ao terminal rodoviário.
O espaço onde ele se encontrava não mais existirá. Deixamos claro que ele não está no meio da rua ou abandonado, e sim, aguardando a conclusão da referida obra.