07/03/2021 às 10h10min - Atualizada em 07/03/2021 às 10h10min

João Meneghelli teresense de nascimento e colatinense de coração

Seu João desde cedo sempre foi muito sonhador

- Por Paulo César Dutra (Cesinha)
Casado com dona Iara deixou um legado de seis filhos Jorge Augusto, Verônica, Lorena, Viviane, Yara Simone e João Eugênio e onze netos. Foto: Reprodução Paulo César Dutra
 
O empreendedor João Manoel Meneghelli foi deputado estadualpor três legislatura, exerceu também as funções de vereador e presidente da Câmara Municipal de Colatina.

O fato de ter nascido em Santa Júlia, no município de Santa Teresa, não o tornou menos colatinense, pois, assim como tantos empreendedores que aqui estão, veio para cá ainda muito criança, aos dois anos de idade. E aqui constituiu família, construiu a sua vida política e empresarial e deu a sua parcela de colaboração para o progresso da Princesa do Norte.
 
João Meneghelli nasceu em 24 de junho de 1929, filho de Eugênio Meneghelli e Maria Riva Meneghelli. Filho de família humilde, desde a infância João aprendeu a ganhar a vida vendendo verduras de casa em casa. E desde cedo, sempre foi muito sonhador.

Parte de seus sonhos ele realizou quando foi para o Rio de Janeiro integrar o Exército Brasileiro. Destemido, logo desafia as alturas, tornando-se exímio paraquedista, chegando ao posto de 2º Tenente na Escola de Paraquedismo. Casou-se aos 24 anos com a jovem Iara Azevedo Costa Meneghelli.
 
Seu retorno ao Espírito Santo deu início a uma nova trajetória. Já de volta a Colatina, amante do esporte, João ingressou no magistério como professor de Educação Física e de Trabalhos Manuais na Escola Conde de Linhares. Sempre amável, alegre e simples, consolidou muitas amizades, começando aí sua vida pública.
 
Em 1961, candidatou-se a vereador. Foi eleito e chegou à presidência da Câmara Municipal, sendo depois reeleito. Daí alçou voo para a Assembleia Legislativa. Conquistar um mandato já é difícil. Conquistar cinco (dois na Câmara Municipal e três na ALES) então, nem se fala! E essa proeza coube ao ex-deputado estadual João Manoel Meneghelli, político de carisma e cativante ao ponto de conquistar nas urnas, anos a fio, os votos do eleitorado que o conduziram por três vezes à Assembleia Legislativa.
 
Era um homem simples, singelo, cuja postura humana alicerçou-se no bem, provou a competência de unir dignidade e ação, austeridade e doçura, política e honra. Além de representar o município na Assembleia Legislativa quando exerceu por três legislaturas o cargo de deputado estadual pela legenda da antiga Arena e do PDS. No final dos anos 80, Meneghelli se encontrava nas fileiras do PFL.
 
Nos três mandatos como parlamentar estadual, intermediou a vinda de muitos recursos e obras para Colatina e a região norte capixaba. Dentre suas bandeiras mais fortes estava sempre a educação pública. Pelo Estado e na região de Colatina construiu, ampliou e reformou centenas de escolas, como por exemplo a construção da escola e do campo de futebol no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Sem falar de outras importantes contribuições: construiu o Clube ACD São Silvano e o Ginásio Poliesportivo, atuou com afinco como empresário da Indústria e Fábrica de Móveis e Esquadrias Eugênio Meneghelli, foi dono da primeira Funerária do município, fundou otime de futebol profissional no Clube ACD e realizou a 1ª Olimpíada Escolar em Colatina.
 
Não experimentou derrotas. Foi um vencedor. Chegou a vencer a própria morte algumas vezes. Mas curvou-se ante a vontade de Deus em levá-lo aos 73 anos de idade, no dia 29 de maio de 2002, deixando um legado de seis filhos (Jorge Augusto, Verônica, Lorena, Viviane, Yara Simone e João Eugênio) e onze netos.
 
Homenagens
 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Manoel Meneghelli” destina-se aos anos iniciais e anos/séries finais do ensino fundamental. Situa-se na Avenida Principal, nº01, bairro Ayrton Senna, mantida pela Prefeitura Municipal de Colatina, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com o Conselho de Escola com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
A construção dessa escola iniciou-se no ano de 2007, no então governo do Prefeito João GuerinoBalestrassi, sendo concluída no final de 2009, já na gestão do Prefeito Leonardo Deptulski. É válido ressaltar que a construção dessa unidade de ensino teve parceria imediata do governo estadual, na gestão do Governador Paulo Hartung.
 
A denominação de EMEF “João Manoel Meneghelli” deve-se à homenagem prestada a Meneghelli, cidadão colatinense e político influente, tendo seu trabalho reconhecido em prol da educação. As atividades escolares tiveram início no dia 18 de fevereiro de 2010 (com calendário específico) e sua inauguração aconteceu no dia 17 de junho desse mesmo ano.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »