29/11/2023 às 11h09min - Atualizada em 29/11/2023 às 11h09min

Foz do Rio Santa Maria do Rio Doce em Colatina vira esgoto a céu aberto

- Nilo Tardin e Laili Campostrini Tardin
Redação DDC News
A aparência do Rio Santa Maria do Rio Doce em Colatina é de um Penicão. Foto: Nilo Tardin;





É crítica a situação da foz do Rio Santa Maria do Rio Doce em Colatina, noroeste do Espírito Santo.

O rio está morto. Insepulto, está tomado de esgoto puro, lama podre, dejetos humanos e lixo. Não há uma gota sequer de água potável no leito do afluente. Toda carga de poluição está sendo atirada direto no Rio Doce. O mau cheiro é repugnante. Pode ser sentido a dezenas de metros de distância.

A inconsistente realidade das coisas nos leva a maldizer a relação do Estado e da Sociedade com o Rio Santa Maria. Outros sete rios da região que desmbocam no Rio Doce, correm o risco de secar. A relação é perversa. Estamos diante de um poder público incapaz de resolver o problema da contaminação e uma comunidade relapsa de braços cruzados. Contribui a todo vapor para agravar o problema do rio,  coberto com o manto escuro da impureza.

“Apavorante. É muito triste ver um rio nestas condições. Hoje, 29 a poluição está acima do normal.  O rio já era, agora é só poluição. Tenho 60 anos de Rio Doce. Vivo dentro dele desde os oito anos, quando fomos morar numa ilha. Atravessava  o Rio Doce de canoa direto”, afirma o marinheiro Henrique Bravo, 68 anos.

De cima da Ponte de Ferro, na manhã desta terça-feira, os passantes sentiam-se enojados com a fedentina que toma conta da vizinhança.

Aumentou também a quantidade de pernilongos, muriçocas e maruins . O estágio é de calamidade. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) decretou Estado de Atenção no Espírito Santo por meio da Resolução Agerh Nº 002 de 21 de Novembro de 2023.
 
A Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) informa que em menos de 24 horas a captação no Rio 5 de novembro, em Santa Teresa está praticamente seca. Rio Santa Maria, na região do 25 de julho, parou de correr. Está sem vazão.

O Rio Santa Maria do Rio Doce nasce na Serra do Gelo, em Itarana. Possui 93 km de extensão cuja bacia hidrográfica atinge 935 quilômetros quadrados, corta os municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã e deságua em Colatina, onde se encontra devastado.
 
Outro Lado

A Prefeitura de Colatina informa que, mesmo com o trabalho de limpeza rotineira, fiscalização e conscientização, muitos moradores fazem o despejo irregular de lixo, entulho e outos materiais no Rio Santa Maria.

Além disso, muitas residências ainda não têm as ligações corretas com a rede do Sanear e despejam o esgoto diretamente no rio. A Prefeitura informa que já tem projeto para a região, mas que depende dos recursos estabelecidos pela Fundação Renova para executar estas obras importantes.

As condições extremas de temperatura em Colatina e a ausência de chuvas no município dificultam ainda mais as ações dos órgãos públicos para o Rio Santa Maria e região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »