25/04/2024 às 19h00min - Atualizada em 25/04/2024 às 19h00min

Cantora russa Ekaterina Bessmertnova lança o álbum “Contra os ventos e as marés”

Radicada em Vitória, cantora interpreta cinco canções do maestro Célio Paula em álbum que será lançado no próximo dia 26 de abril

- José Roberto Santos Neves
Agência JRSN
A Ekaterina Bessmertnova é russa e está radicada há oito anos em Vitória. Canta lindamente em português. Foto: Divulgação.
 
 

Radicada em Vitória há oito anos, a cantora russa naturalizada brasileira Ekaterina Bessmertnova lança seu primeiro álbum solo, “Contra os ventos e as marés”, cercada pelas memórias afetivas da sua terra natal e da vivência em solo tropical. Com cinco canções compostas pelo maestro Célio Paula, o trabalho chega às plataformas digitais no próximo dia 26 de abril.

Na mesma data, a cantora fará apresentação em forma de recital-palestra, às 10h, na Estação Conhecimento Serra, no município da Serra. Durante o evento, Ekaterina vai interpretar as canções do álbum, acompanhada de sua banda, ao passo em que o maestro Célio Paula irá falar sobre o seu processo composicional.

Ekaterina desde cedo tem uma forte relação com o mar e as marés. Na infância e na adolescência, seu elo era o mar que banha a cidade de Odessa, na Ucrânia, onde visitava a família materna e vivia as experiências dos verões eslavos. As praias de Zolotoy Bereg (beira dourada), Langeron e Arcádia constituíram importantes referências na sua relação com o mar e a natureza. Mais tarde, o destino quis substituir o Mar Negro pelo Oceano Atlântico e a baía de Vitória, que ela abraçou como sua nova morada, juntamente com a música brasileira e o companheiro, o músico percussionista Léo de Paula.

“As praias, o sol, o sal, o vento e todas as sensações trazidas pelas marés são marcantes na minha vida”, conta Ekaterina. “As praias de Camburi, da Curva da Jurema e da Ilha do Boi renovaram essa conexão especial com as marés”, acrescenta a cantora.

Intimista

Gravado no Estúdio Bravo, em Vitória, em dezembro de 2023, com direção musical de Léo de Paula, “Contra os ventos e as marés” apresenta sonoridade intimista, com base instrumental executada por um grupo de câmara formado por Victor Polo (violão), Roger Rocha (teclados, efeitos, saxofones e flautas), Lucas Oliveira (violoncelo), Leonardo Reis (cavaquinho) e Léo de Paula (percussão). 

À frente, a voz imponente de Ekaterina Bessmertnova, de timbre aveludado, a emoldurar as letras e melodias concebidas por Célio Paula, assim elencadas no álbum: “Oitizeiro”, “Contra os Ventos e as Marés”, “Aprumar”, “Pé de goiaba” e “Sai de Reto Olho Gordo”.

Musicalmente, o público pode esperar por uma sequência de canções populares aclimatadas dentro da estética da MPB, passando por ritmos como o samba, a bossa nova, o ijexá e a valsa. A sonoridade acústica ganha dramaticidade com as intervenções do violoncelo, que faz contraponto às melodias interpretadas pela cantora.

Plantas

Tanto o título quanto a essência do álbum decorrem da relação da intérprete e do compositor com a natureza. Maestro da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, o professor, regente, instrumentista de sopros, arranjador e compositor Célio Paula nos últimos anos tem se dedicado intensamente ao seu lado poeta, escrevendo sobre o cotidiano, as relações com a natureza e o amor, entre outras temáticas que o inspiram.

Em quatro das cinco faixas selecionadas para o álbum, Célio Paula expressa a sua conexão com as plantas, que ele aprendeu a cultivar desde cedo. “Inspirado por essas vivências, e relacionando-as com as minhas experiências cotidianas, compus ‘Aprumar’ (dedicada a um pé de tomate), ‘Sai de reto, olho gordo’ (para uma pimenteira), ‘Oitizeiro’ e a valsa ‘Pé de Goiaba’, cujos títulos são autoexplicativos”, comenta Célio.

Ekaterina Bessmertnova identificou-se plenamente com os temas das canções por razões afetivas. “Na infância e adolescência, tive a oportunidade de cultivar plantas e legumes na horta familiar, na Rússia, além de ter visitado familiares que viviam em regiões rurais da Ucrânia. Então este tema é caro para mim”, revela a cantora.

Por sua vez, a canção “Contra os ventos e as marés”, que dá título ao álbum, reflete a compreensão de que nada do que existe é fixo e estático, a partir de uma poesia que discorre sobre o acaso e as desventuras do amor. “Navegar é preciso/Quando se encontra uma dor/Ou quando alguém que era certo/apostou noutro amor/Contra os ventos e as marés/naveguei meu olhar/para ver se encontrava uma carta perdida no mar”, descreve a letra da canção.
 

CONFIRA: 

Lançamento do álbum “Contra o vento e as marés”, de Ekaterina Bessmertnova
Data: 26 de abril
Direção musical: Léo de Paula
Onde ouvir: Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Tidal
 
Recital-palestra de Ekaterina Bessmertnova e banda
Participação especial: maestro Célio Paula
Data: 26 de abril
Horário: 10h
Local: Estação Conhecimento Serra - Av. Meridional, s/n - Cidade Continental-Setor Europa, Serra - ES, 29.163-512
Entrada: gratuita
Músicos: Victor Polo (violão), Jonathan Azevedo (violoncelo), Tiago Veloso (saxofone), Gabriel Oliveira (flauta), Léo de Paula, Israel Cardoso e Wagner Souza (percussão)
 

FICHA TÉCNICA – ÁLBUM “CONTRA OS VENTOS E AS MARÉS”: 

Ekaterina Bessmertnova: Voz
Léo de Paula: Direção musical
Roger Rocha: coprodução/arranjos de sopros, mixagem, masterização e engenharia de gravação
Gabriel Tose: auxiliar de captação e gravação
Arranjos: colaborativos com a participação de todos os músicos que gravaram o álbum
Gravação: Estúdio Bravo (Vitória-ES), nos dias 04, 05, 12 e 13 de dezembro de 2023

MÚSICOS:

Victor Polo - violão
Roger Rocha – teclados, flautas, saxofones, flautas e efeitos
Lucas Oliveira - violoncelo
Léo de Paula - percussão 
Leonardo Reis- cavaquinho
 
SOBRE EKATERINA BESSMERTNOVA:

Ekaterina Bessmertnova é cantora profissional russa, naturalizada brasileira, radicada em Vitória há oito anos. Trabalha com os estilos samba, bossa nova, MPB, pop (americano, russo, ucraniano), música tradicional eslava (folclore russo e ucraniano) e chanson francesa.

Formou-se especialista em Canto Popular e Jazz na Academia Estatal das Artes de Ufá, na República Bascortostão, na Rússia. Tem experiência profissional como professora de canto na Escola Pública Municipal de Música (para crianças e jovens), solista de big band e em apresentações diversas em casas de shows, restaurantes e bares na sua cidade natal. De 2018 a 2020 trabalhou como professora de canto na escola de música Dinâmica, em Vitória.

Ekaterina destacou-se como cantora solista nos seguintes projetos:
Recital-palestra “Musicalidade Bantu no Brasil”, em Bogotá, Colômbia (2024);
Abertura oficial do movimento Outubro Rosa, no Palácio Anchieta (2021 e 2023);
 “Natal de Encantos”, com a Orquestra Sinfônica da COES (2022);
 “Divas” (2021 e 2023);
“É Samba Clássico”, com a Camerata SESI (2021);
“Natal in Jazz”, com a Vale Música Jazz Band (2019);
Cinco edições do “Brazilian Night” (2017 – Ufá, 2018 – Moscou, 2019 - Ufá e Kazan, e 2022 - Ufá, Rússia);
“Saint Petersburg Batucada Motion” (2018), realizado na FIFA Fan Fest, em São Petersburgo, durante a Copa do Mundo de Futebol;
“Conexão Rússia-Brasil” (2019 e 2020, em Vitória).

Atuou como julgadora do quesito Harmonia no grupo B do Carnaval Capixaba em 2022, 2023 e 2024. Desde 2019 tem atuado como compositora e cantora solista em trilhas sonoras de espetáculos de dança, e tem experiência como tradutora e produtora no masterclass “Ritmos e Sons Brasileiros” (Moscou, São Petersburgo e Ufa, na Rússia) e no minicurso de percussão brasileira no “Saint Petersburg Batucada Motion”.

Apresentou-se em duas edições do recital-palestra “A Canção Russa”, em 2017 e 2018, no Centro Cultural Sesc Glória, dentro do projeto “Dia do Curioso Musical”. Atuou também como cantora solista e tradutora no Festival-Concurso internacional “Drum Wave”, em 2018 e 2019, em São Petersburgo, na Rússia.
 
 
 SIGA

EKATERINA BESSMERTNOVA:
Instagram: @e_katerinavocal Facebook: https://www.facebook.com/ekaterinabessmertnova
 
  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »