Uma das construções mais antigas e rústicas do país e um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada no município de Nova Almeida, na Serra, já tem data para sua reabertura.
Após um ano de trabalhos de restauração, a igreja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será reaberta numa cerimônia para a comunidade no dia 2 de dezembro, às 14h30.
"A abertura está confirmada para o dia 2, a não ser que aconteça alguma coisa como a previsão de chuvas", alerta o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alexandre Motta. Estão previstas as participações do Ministro do Turismo, Marcelo álvaro Antônio, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o governador Renato Casagrande.
A igreja foi construída na segunda metade do século XVI e abriga uma das primeiras pinturas a óleo sobre madeira feitas no Brasil. O quadro Adoração dos Reis Magos, com a imagem de Nossa Senhora e do menino Jesus nos braços, passou por processo de higienização durante a reforma.
Foram investidos R$ 720 mil do Iphan que resultaram em reparos no telhado, alvenarias, pisos, forros e substituição de equipamentos elétricos e hidráulicos. Além do Iphan, a Prefeitura da Serra investiu mais R$ 150 mil na reforma.