29/11/2023 às 09h34min - Atualizada em 29/11/2023 às 09h34min

Morre Lanny Gordin, o lendário guitarrista da Tropicália

Pop Art Music
Lanny Gordin, vai em paz guerreiro da cordas dissonantes.Foto: Ilustração Facebook.
 


Um dos maiores guitarristas do Brasil, Alexander Gordin, o Lanny, morreu na madrugada desta terça-feira, 28, após quase 30 dias de internação em um hospital de São Paulo, no dia em que completaria 72 anos. A causa da morte não foi revelada.

O músico, que já foi chamado de Jimi Hendrix da Tropicália, devido à sua virtuose no instrumento, foi importantíssimo na formatação do som da Tropicália, inserindo a guitarra – antes malfadada pelos músicos tradicionais – nas canções que marcaram o período. Gordin tocou ainda em LPs fundamentais de Caetano Veloso, Gal Gosta e Gilberto Gil no final dos anos 1960 e durante toda a década de 1970.

Filho de um russo e uma polonesa, Lanny nasceu em 1951 em Xangai, na China. De lá, mudou-se para Israel, onde viveu até os seis anos, quando a família finalmente veio para o Brasil. O pai se tornou uma figura conhecida na noite paulistana com a casa noturna Stardust, onde Lanny começou a se apresentar aos 16 anos.

Na Stardust ele conheceu outros grandes nomes da música instrumental, como Hemeto Pascoal e o percussionista Paulinho da Costa. Com Hermeto e o guitarrista alemão Olmir Stocker, ele fundou o Brazilian Octupus, álbum cultuado até hoje. Nos anos 60 e 70 participou praticamente de todos os álbuns lançados por Caetano, Gal Costa e Gilberto Gil. Em 1970, tocou no primeiro álbum solo de Rita Lee, Build Up, e em 1971 no aclamado Carlos, Erasmo, de Erasmo Carlos.

A partir de 2016, Gordin começou a apresentar sintomas da doença autoimune, Síndrome de Guillain-Barré, e parou de trabalhar. No ano seguinte, ele ganhou um documentário, Inaudito, de Gregorio Gananian, que mostrava sua história como músico que dominava plenamente o instrumento.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »