21/07/2022 às 13h57min - Atualizada em 21/07/2022 às 13h57min

Relembrando Zé do Brejo

Ele iniciou a carreira muito cedo, aos oito anos começou a tocar acordeon

- Rodrigo Cirilo
Nossa Colatina
O sanfoneiro Wilson Benevenuto de Assis faleceu aos 60 anos em Colatina em 2913. Foto: Capa de CD
 

Foi por causa da música que ele ganhou o apelido de Zé do Brejo e foi com esse nome que ele ficou conhecido. Ele iniciou a carreira muito cedo, aos oito anos começou a tocar acordeon, por influência da mãe e do tio. Após a separação dos pais, ajudou a criar seus cinco irmãos com o dinheiro que ganhava com a música.

Em 1974, o músico conquistou o troféu "Velho Guerreiro" no show de calouros do Programa do Chacrinha. Zé do Brejo morou durante quatro meses com o compositor nordestino Luiz Gonzaga, o Gonzagão, que chegou a declarar que o músico colatinense tinha tudo para ser seu sucessor.

Além de tocar ao lado do rei do Baião, o músico colatinense se apresentou com Alceu Valença e Peninha. Zé trabalhou ainda com artistas famosos como Raul Seixas, Zé Geraldo e Jerry Adriani.

Em 2005 foi eleito o melhor sanfoneiro do Festival Nacional de São Pedro de Itabapoana, no Rio de Janeiro. Em 2001, passou a participar das cerimônias oficiais da Prefeitura de Colatina, sempre tocando o Hino Nacional e o Hino de Colatina.

2006, Zé do Brejo se dedicava a dar aulas de sanfona no Projeto Sinfonia da Prefeitura de Colatina. A última vez que Zé do Brejo tocou acordeon foi no dia 17 de abril de 2013, durante uma aula do projeto.

Dois dias depois, o músico foi internado sentindo falta de ar. Zé do Brejo sofreu duas paradas cardíacas. A última foi na madrugada do 28 de abril de 2013, e ele não resistiu. Parentes e amigos se despediram do músico no Ginásio de Esportes da Ademc. O enterro foi no cemitério São Vicente. Zé do Brejo deixa três filhos e nove netos.

O músico colatinense Wilson Benevenuto de Assis, mais conhecido como Zé do Brejo, morreu aos 60 anos durante a madrugada do dia 29 de abril de 2013,numa segunda feira. O músico tinha feito aniversário no dia 24 de abril.

Um grande nome que ficará registrado na história de Nossa Colatina.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »