07/05/2020 às 18h15min - Atualizada em 07/05/2020 às 18h15min

Vizinhos exigem retirada de vasos de plantas no Beco do Cinema

Um lugar seco, frio e sem graça ganhou vida com a flores pelas mãos da Dona Stela e Mara

- Nilo Tardin
O beco virou um imenso jardim urbano com ao menos 150 vasos de flores, plantas medicinais, jabuticaba, pitanga e figo
O Jardim da Dona Stela corre perigo.  Os vasos de plantas que decoram a Travessa Ângelo Giurizatto  – O Beco do Cinema -,  estão ameaçados devido a denúncia de vizinhos incomodados com a presença do jardim alternativo no logradouro sob os cuidados da Stela e Mara.

 Dois moradores encrencaram e exigem que o jardim urbano com ao menos de 150 vasos de flores, plantas medicinais, frutíferas e folhagem seja removido de fora a fora.

Stela e Mara dividem parte das tarefas diárias de trabalho e casa para cuidar da colorida  plantação de rara beleza.  Criado há cerca de quatros anos quando algumas tímidas  samambaias e tinhorões enfeitavam o portão da residências delas. Cresceu ao longo do tempo. Virou até atração turística.

 A filha de Stela,  Mariana Zacché confirma que algumas pessoas fizeram pedido na prefeitura para retirada das plantas. Alegam que são focos de dengue, além de  atrapalhar a passagem. “Não existem provas. Essas plantas são a alegria da minha mãe e da nossa vizinha Mara e, creio de muitos colatinenses”, argumenta.

Uma petição online foi feita para que as plantas continuem no beco de ligação entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rodoviária. “Fui denunciada. Não aguento mais essa situação. É capaz até de me prenderem. Eu e Mara cuidamos muito bem das plantas que ajuda Colatina a ficar mais viva e bonita. , diz a professora aposentada diante da polêmica chance de remoção do seu jardim.

A circulação de pessoas no local é grande. A noite o portão de acesso ao beco é fechado pelos moradores por segurança. De acordo com Stela, agentes de controle até hoje não acharam focos de mosquistos entre as plantas.

Depoimento


"Fico muito triste com essa notícia, pois quando minha mãe faleceu em 2016, ela tinha muitas plantas aqui em casa e como não tenho tempo para cuidar, as distribui entre amigos inclusive tem uma que esta ai nessa travessa, muito bem tratada, e sempre que estou ai perto e tenho oportunidade passo lá para ver a planta, sinto uma grande paz em minha alma ao ver ela bem cuidada. Se não estou enganado o nome da planta que é da especie suculenta, (Sedum morganianum) o "rabo de burro" .

Giovani Balarine servidor público. 



Outro Lado 

“Não estou sabendo. Vou ver isso agora. Procurar saber na prefeitura quem foi e o  que está acontecendo. A não ser que a promotoria exigiu porque está plantado  em local público. Acho que está enfeitando. Estou vendo aqui uma petição. Ninguém me procurou. As redes sociais gritam prá depois pedir providência. Numa hora dessas que dá vontade de ignorar. Por quê não veem conversar comigo? Vê se preciso de petição para tomar uma decisão dessas”, frisou o prefeito Serginho. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »